Em 2005, incentivado pelo amigo Adriano Baumart, iniciei o Luckmusic Podcast, um programa semanal de mais ou menos uma hora, onde os ouvintes eram somente os assinantes, que recebiam o programa em sua caixa postal eletrônica - vulgo e-mail.

 

O programa tinha como base explorar o meu gosto musical para difundir os vários estilos musicais, bem como trocar ideias para ouvirmos, juntos, novas bandas, novas músicas.

 

Em 2008, outro amigo, Alex Tavares, apresentador de um programa na Rádio da UFRGS AM, me convidou a produzir e apresentar o Conexão Musical. Topei na hora, e então o Luckmusic parou para dar lugar ao CM, que ia ao ar aos sábados pela manhã pela referida emissora - e também pela web, agora em streaming para os mesmos assinantes.

 

Depois de um ano, a rádio passou por mudanças, cortando alguns programas - e o Conexão estava entre eles. Mas a saída foi amigável, a ponto de me presentearem com o nome para continuá-lo na web. Assim o fiz. E durante mais um ano, o Conexão Musical era também "by Luckmusic".

 

O programa sempre foi um hobby. Sempre fui um apaixonado por música e de apresentar músicas ao público (tive ainda uma curta carreira como DJ, de forma gratuita, apenas para aprender). A rádio, uma paixão óbvia, por ainda ser meu principal canal de ouvir músicas novas, ou reouvir as clássicas. Mesmo com setlists infinitos dos novos aplicativos, vejo a figura do locutor/produtor como fundamental para a troca de informação. Do contrário, é apenas um software lhe dizendo o que ouvir.

 

Assim, depois de muitos anos, resolvi retomar o programa. Para o nome, consultei antigos e fiéis ouvintes, e todos foram unânimes: o nome original tinha que voltar. Renasce o Luckmusic, de uma maneira mais ousada... Primeiro, diário, numa primeira fase de testes. Menor, é fato, mas diário. Mais curto, como pílulas diárias, ao invés de um único programa na semana com quase duas horas de duração. Para dividir, pensei em temas diferentes para cada dia. Agora, depois de meses, vamos à segunda fase, consolidando a boa repercussão: programas maiores, 3 vezes por semana: segundas, quartas e sextas, aproveitando as temáticas já propostas e mixando tudo de um jeito diferente.

 

Assim, agora temos a seguinte divisão:

 

Segundas-feiras - Pra começar:

Programa para, como diz o nome, começar bem a semana, com música e informação do mundo da música. Sempre com uma novidade e recheando com clássicos e algumas curiosidades musicais, lados B, C até o Z.

 

Quartas-feiras - Mixtape:

A maior mudança: três programas em um. O que antes era músicas ao vivo (das terças), covers (quartas) e trilhas sonoras (quintas), se fundem num único programa, apresentando um pouco de cada para regular o meio da semana!

 

Sextas-feiras - A Coleção do Guris:

Outra mudança, mas dessa vez no time do programa, e não só na programação. Davi, o meu gordinho, vai ganhar um mano, o Gael, no início de 2017. A coleção que cultivo até hoje agora é deles. Agora, também, o Davi participa mais do programa, avaliando junto com o papai aqui os discos que temos em casa, ensinando meus Guris a ouvirem o bom e velho som que embala a vida de seu bom e velho pai.

 

Espero que gostem do(s) novo(s) programa(s), de coração. E espero que interajam à vontade. A casa é sua.

 

Abração!

Luciano Seade, el próprio.